Blog da L'Art du Vin

Comidas que combinam com vinho

Você costuma se perguntar qual comida combina com vinho? Se sim, saiba que há uma lista bem extensa de alimentos que vão muito bem com essa bebida.

No entanto, uma coisa que você deve saber sobre as comidas que combinam com vinho é que é preciso saber harmonizar, o que para alguns pode ser difícil.

Mas, apesar de todo esse medo, é muito mais simples do que muitas pessoas pensam, e com certeza isso vai lhe gerar ótimos momentos.

No artigo de hoje, iremos apresentar algumas comidas que acompanham vinho tinto e todos os demais. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Quais são as comidas que combinam com vinho?

A lista de comida para acompanhar vinho é bem mais extensa do que você talvez esteja pensando, uma vez que essa é uma bebida bem versátil.

Então, dentre todos os pratos que combinam com vinho, podemos citar os seguintes principais:

Carnes vermelhas

Uma das principais comidas que combinam com vinho são as carnes vermelhas que possuem um preparo longo. Ou seja, assadas e cozidas.

É preferível que elas sejam acompanhadas do molho, já que é uma excelente forma de harmonizar com vinhos tintos.

Então, essa é uma das comidas que acompanham vinho tinto, como o Cabernet Sauvignon. Uma grande receita francesa consiste no cozimento de cubos de carne em vinho tinto, por cerca de duas horas.

Fica ainda mais gostoso de adicionar cenoura, cebola, temperos e ervas. No entanto, você deve servir o mesmo vinho que usou para preparar a receita.

Carnes vermelhas e vinho tinto

Fondue de queijo

Quando lhe perguntam: vinho combina com que? Uma das primeiras respostas é o queijo. Então, que tal experimentar um fondue de queijo com vinho?

Essa é uma das comidas que combinam com vinho que já se tornou um grande clássico. No entanto, você precisa saber escolher o queijo mais adequado.

Algumas pessoas se perguntam o que comer com vinho branco e, nesse caso, uma ótima ideia é usar queijos Ementhal e Gruyère.

Agora, para temperar, você pode usar um dente de alho ou até um cálice de Kirsch, que é um tipo de destilado de cerveja.

A dica de harmonização é a seguinte: para queijos frescos e frescos curados, opte por harmonizar com vinhos leves, frutados e refrescantes, feitos a partir da Muscat, Sauvignon Blanc e espumantes.

Agora, se for usar queijos semimoles, como o Gouda e Edam, a Riesling e a tinta Pinot Noir são as melhores.

Mas, se quiser saber o que comer com vinho branco, saiba que a grande maioria dos queijos vão muito bem com essa bebida.

Fondue de Queijo

Almôndegas

Outra das opções de comidas que combinam com vinho são as almôndegas, em especial quando se usa um vinho tinto.

Uma receita bem simples é usar meio quilo de carne moída, 1 ovo, 1 xícara de cebola e 150g de farinha de rosca para fazer uma almôndega deliciosa.

Esse é um dos pratos que combinam com vinho tinto, sendo o Barbaresco considerado um dos melhores companheiros.

Almondegas

Sopas

Sabe o que combina com vinho? Sopa! Além de terem a ótima função de nos esquentar durante o inverno, acompanham muito bem o vinho tinto.

Uma receita bem simples de sopa é 1kg de coxas de asa de frango, 1 cebola média, 2 folhas de louro, sal e pimenta do reino a gosto, 1 cubo de tempero, 1 pacote de capeletti de frango e cebolinha verde picada.

Pronto, você já pode experimentar essa que é uma das comidas que combinam com vinho. Essa receita vai muito bem com uva Merlot, bem aveludado.

Sopas vão bem com qual vinho?

Massas com molho branco

Outra comida para acompanhar vinho são as massas com molho branco, a base de queijo, ovos ou outro derivado. Nesse caso, eles vão muito bem com vinhos brancos.

Devido ao fato de ser um prato mais pesado, receitas como essas se dão melhor com vinhos mais adocicados e leves.

Essa também é uma das comidas que combinam com vinho Sauvignon Blanc, Chardonnay ou mesmo um Pinot Noir.

Massa com molho branco

Bife de ancho acompanhado de batata rústica

Quer saber o que combina com vinho? Saiba que o bife ancho é uma excelente forma de harmonizar com um vinho tinto.

E isso acontece porque o corte ancho é bem suculento e é capaz de elevar ainda mais o sabor do vinho, em especial se for um Cabernet Sauvignon.

Essa é uma das comidas que combinam com vinho e que você pode acompanhar com batatas rústicas e tomates cerejas, tudo isso regado com azeite de oliva.

Trata-se de uma excelente forma de fugir um pouco da combinação tradicional de massas.

Bife ancho com batatas rústicas

Filé de peixe grelhado

Vinho combina com que? Com peixe! Sim, a combinação de peixe grelhado vai lhe surpreender, mas o grande trunfo está em optar pelo molho correto.

Molhos mais leves se dão melhor com vinho branco seco jovem. Agora, se o molho for mais forte, é melhor um vinho tinto reserva.

Se você quer uma dica de peixe para essa receita, saiba que vale muito a pena apostar em um salmão grelhado com um vinho tinto mais encorpado.

Além disso, considere trocar o arroz por purê, junto de uma salada de alface refrescante, regado de limão para dar um toque mais cítrico.

Mas, se quiser, você pode trocar o salmão pelo bacalhau, que é um peixe de sabor mais acentuado. Sem dúvidas essa é uma das comidas que combinam com vinho.

DICA EXTRA: essa combinação também funciona com bacalhau, pois são considerados peixes de sabor mais acentuado.

Filé de peixe grelhado com vinho branco

Espaguete à bolonhesa

Não há como falar de comidas que combinam com vinho sem falar do espaguete à bolonhesa. Afinal, essa é uma junção clássica, sendo o berço da culinária.

Para essa receita ficar ainda mais completa, você pode adicionar alguns tomates confitados, que se parecem muito com o seco, mas não ficam tão borrachudos.

Não se esqueça de regar tudo com um azeite e finalizar com orégano e cheiro verde. Isso vai dar um ótimo sabor característico.

Ademais, outra dica é combinar essa receita com um vinho rosé, para trazer mais equilíbrio na mistura de sabores.

Espaguete bolonhesa

 

Frango assado com batatas e especiarias

Se você ainda quer saber qual comida combina com vinho, saiba que o frango também vai muito bem, em especial se usar algumas especiarias para temperar o frango.

As batatas rústicas podem ser bem crocantes e temperadas. Salpique um pouco de tomilho fresco por cima, para agregar ainda mais aroma ao prato.

Frango com batatas harmonizado com vinho
Sair da versão mobile