Duas taças de vinho na mesa: por que e como montar?

Seja em filmes, novelas ou séries, é bem provável que você já tenha notado a presença de duas taças de vinho na mesa. No entanto, é possível que tenha se questionado sobre o motivo de fazer isso ou mesmo qual é a melhor forma de montar.

A verdade é que há várias taças na mesa e, em um jantar formal, com a mesa bem arrumada e cheia de talheres, é bem provável que tenha duas taças de vinho na mesa. Nesse caso, alguns podem ter dificuldade na hora de diferenciar entre a de água e a de vinho.

Mesmo porque o padrão é que ambas estejam presentes, já que reflete o antigo hábito de alternar as bebidas durante a refeição. Mas como colocar taças na mesa ou por que fazer isso?

Essa é uma questão mais complexa do que parece, haja vista que vai além de tradição ou de pura formalidade. O fato de ter duas taças de vinho na mesa também é uma questão funcional, a qual iremos abordar nesse artigo.

Por que colocar uma taça de água e vinho na mesa?

No geral, as bebidas alcoólicas são bastante diuréticas. Ou seja, durante o processo de digestão, o organismo consome muita água, o que pode levar uma pessoa a desidratar.

E esse é um dos motivos de haver duas taças de vinho na mesa, a fim de evitar esse problema. Portanto, sempre que consumir uma quantidade um pouco maior de uma bebida alcoólica, deve-se fazer pausas para beber água.

2 taças de vinho na mesa
2 taças de vinho na mesa

Dessa forma, vai ajudar com que o seu corpo processe melhor a bebida, além de evitar a ressaca no dia seguinte.

Por essa razão, a mesa posta com taça de vinho e água é uma coisa que todas as pessoas deveriam aprender a fazer. No entanto, há outro motivo para esse fato.

Alguns alimentos podem ter sabores mais fortes, com características de se manter por muito mais tempo na língua e na boca.

Então, por mais que se escolha vinhos para harmonizar com os pratos que serão servidos, o ideal é fazer a limpeza da boca de tempos em tempos, até mesmo para melhorar a percepção das notas presentes na bebida e na degustação.

Portanto, as duas taças de vinho na mesa servem para ajudar a limpar o paladar e melhorar a sua experiência como um todo.

Qual água serve?

Certo, você já entendeu a necessidade da mesa posta com taça de vinho e água. No entanto, agora é hora de escolher o tipo de água para servir.

Sim, há variações de água, que diferem não apenas na região em que foram produzidas, mas também algumas características de sua composição química.

Ainda que no geral apresentem um sabor mais salino ou alcalino, podemos citar os seguintes tipos de água:

Água sem gás

Ao colocar duas taças de vinho na mesa, você pode utilizar uma delas para servir água sem gás, que é o padrão, sem a presença de gás carbônico.

Torna-se ainda mais comum no caso de servir a bebida ainda durante a refeição. Isso acontece porque bebidas com gás podem dar mal-estar ao consumir com comida.

Fora isso, o gás também pode diminuir a percepção de sabor. Então, a taças na mesa com água sem gás costuma ser a mais comum.

Água gasosa

No caso da água gaseificada, ela tem a propriedade de encobrir um pouco o sabor e as notas que são mais delicadas do vinho.

Sendo assim, ao colocar uma taça de água e vinho na mesa, não é ideal colocar junto com a gasosa, já que vai afetar a experiência de forma negativa.

No entanto, em alguns casos mais específicos, é possível utilizá-la, como quando for consumir na forma de sangria ou quando se serve o vinho fora de refeição.

De toda a forma, ao colocar duas taças de vinho na mesa não é tão comum encontrar informações completas nos rótulos de água sobre o sabor e suas características.

Identificando as taças

Outra coisa que você precisa saber é ficar atento a posição das taças na mesa, haja vista que o tamanho, forma e espessura são bem parecidas,

Tanto os vinhos tintos quanto os brancos (e mesmo a água), devem ser em um tipo que tenha a capacidade de valorizar o que cada uma dessas bebidas tem de melhor.

Dessa forma, potencializa a experiência de quem irá consumir. Por isso, fique atento na ordem das taças na mesa para poder diferenciar.

No jantar formal, talheres, guardanapos, copos e taças já ficam postos à mesa quando o convidado chega ao local.

Então, nesse caso, como saber diferenciar cada um dos tipos? Saber a posição das taças na mesa é uma boa dica, mas também é importante ficar de olho na característica de cada taça.

Vinho tinto

Devem ter um corpo grande e arredondado, com hastes mais longas. Assim a bebida não vai esquentar fácil, além de ter mais espaço para respirar.

No que tange a ordem das taças na mesa, a do vinho tinto deve ficar na mesa logo após a de água, em frente ao prato.

Duas taças de vinho da mesa
Duas taças de vinho da mesa (Vinho tinto e branco)

Vinho branco

Ao colocar duas taças de vinho na mesa, uma delas pode ser a do tipo branco. Nesse caso, ela deve ser uma taça com corpo mais alongado e hastes menores.

Dessa forma, facilita com que a bebida alcance, de forma homogênea, às partes da língua que detectam acidez e doçura, bem marcantes desse vinho.

Certo, mas como colocar taças na mesa? Nesse caso, ela deve ficar posicionada à direita da taça de vinho tinto.

Duas taças de vinho da mesa
Duas taças de vinho da mesa

Água

Ao colocar duas taças de vinho na mesa, a de água é um pouco mais difícil de identificar. Na grande maioria das vezes, ela deve ser a segunda taça maior da mesa.

Afinal de contas, pode ser a bebida que se consome de forma mais rápida e em grandes quantidades. Nos jantares formais, sempre vai ser a primeira taça da esquerda para a direita, posicionada centralmente, em frente ao prato.

Champagne

Sobre a mesa posta com taça de champanhe, ela deve ficar alinhada ao lado direito do prato. No entanto, a disposição da taça ao lado direito do prato deve ser a mesma que em refeições mais simples.

Falando de forma mais precisa sobre a mesa posta com taça de champanhe, deve seguir a ordem: taça de vinho branco, taça de vinho tinto, taça de água e taça de champanhe, por último.

Equipe L'art du Vin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo