Existem alguns alimentos que parecem terem sido feitos um para o outro, tamanha é a harmonia entre os sabores e a perfeição com que se complementam. Algumas bebidas também formam combinações espetaculares com alimentos, como no caso do queijo com vinho. Vamos entender como escolher os melhores queijos para comer com vinho e qual o segredo para uma boa harmonização.
Como criar combinações como queijo com vinho?
Se o vinho é uma bebida presente em seu cotidiano, você provavelmente já ouviu falar sobre harmonização de vinhos. Esta é uma arte dominada por alguns profissionais da gastronomia, mas que pode ser adquirida superficialmente com a prática e a degustação da bebida acompanhada de alimentos. Trata-se de combinar sabores com tipos variados de vinhos. Conhecer cada nota presente na bebida, seus aromas, entender a fundo a forma como o vinho foi produzido não é algo tão simples quanto parece, mas é possível criar boas combinações seguindo uma lógica bem simplória.
Para combinar alimentos e até mesmo um bom queijo para acompanhar vinho, é preciso colocar os fracos ao lado dos fracos e os fortes na companhia dos fortes. Para facilitar ainda mais: é necessário combinar alimentos de sabor mais intenso e potente com vinhos de igual potência. Os vinhos mais leves e refrescantes, por sua vez, devem ser combinados com alimentos igualmente leves.
Com os queijos, a regra é a mesma: queijos com mais presença e personalidade devem ser acompanhados de vinhos mais intensos, assim como os vinhos com sabor mais suave, com vinhos que sigam a mesma regra.
Existe outra forma de harmonizar e escolher o queijo para acompanhar vinho?
O queijo e o vinho possuem duas grandes características em comum: sua diversidade e complexidade. Assim como os vinhos, existe uma grande variedade de queijos disponíveis no mercado, e eles possuem diferentes aromas, texturas, sabores, sendo considerado por muitos um ingrediente complexo a ser trabalhado, pois pode elevar completamente o sabor de um prato ou arruiná-lo completamente.
O mesmo vale para os vinhos. Cada um deles possui um sabor específico, e saber combiná-los com qualquer alimento que seja, inclusive com queijos, é primordial para que seu sabor possa ser apreciado por completo, sem que haja perda ou dano na degustação.
Encontrar os melhores queijos para comer com vinho não é tarefa simples e também é uma atitude decisiva na hora de elevar e aproveitar ao máximo ambos os elementos.
Por isso, além de poder combiná-los através de suas semelhanças, também é possível harmonizá-los pelo contraste, como são feitas as combinações com doces e salgados, por exemplo. Para ficar ainda mais fácil: imagine um queijo azul, um tipo de queijo com personalidade, de textura e aroma intensos. Ele pode formar uma bela combinação com vinhos com maior concentração de açúcar, de maior aceitação ao paladar iniciante na degustação de vinhos, ou com vinhos mais encorpados e amadeirados, de sabor mais intenso e semelhante à presença do queijo azul.
Uma das formas mais interessantes de entender quais são as combinações, sem dúvida, é através da apreciação dos sabores e da prática. Mas é possível entender um pouco melhor sobre esse universo através de sites especializados em vinhos, e em livros com foco em harmonização.
De onde surgiu a ideia de combinar queijo com vinho?
Foi na França onde tudo começou. Não de forma oficial, mas foi lá que a ideia de introduzir queijos para comer com vinho em uma gastronomia mais refinada começou. Antes disso, o hábito de reservar o queijo para vinho em suas casas em povos de outros países já existia, mas foram os franceses que tornaram a prática em um verdadeiro patrimônio da gastronomia mundial. Os vendedores de vinho da época usavam, inclusive, o queijo como forma de atrair compradores para o vinho, mostrando ao público como a combinação era saborosa e agradável, apresentando a mais diversa variedade dos produtos.
Queijos para comer com vinho: quais são os melhores?
Existem combinações de queijo para vinho que são bastante específicas, e mais difíceis de agradar ao público em geral, recomendadas para quem tem como hábito antigo pensar em queijo para vinho cotidianamente.
De maneira geral, os queijos frescos são os que mais agradam o paladar dos brasileiros, e são perfeitos para quem deseja começar a mergulhar mais fundo nesse universo. Eles harmonizam de forma bastante agradável com vinhos brancos e rosés, especialmente pelo nível de acidez e aroma suave. Os queijos mais cremosos, como os feitos a partir do leite de cabra também são boas opções de queijos para comer com vinho branco e rosé. Este é um exemplo de harmonização que une sabores semelhantes, a primeira e mais usada regra de harmonização de vinhos e alimentos.
Outra sugestão de harmonização de queijos para comer com vinho são os queijos com maior concentração de sal e vinhos com maior nível de acidez. O contraste criado entre o sal e o ácido se torna extremamente agradável, pois a acidez “quebra” o sal através do aumento da salivação e “limpam” o paladar para que a degustação se torne prazerosa do início ao fim.
Vinhos brancos com maior estrutura e mais encorpados, como o Chardonnay, combinam de forma bastante agradável com queijo brie, por exemplo, e outros queijos de textura mais macia, como também é o caso do camembert. Vinhos tintos, com menor concentração de taninos também vão bem com esse tipo de queijo. A lista de queijos para comer com vinhos é enorme, e essas combinações são algumas das mais agradáveis.
Outra sugestão de queijos para comer com vinho, de um queijo muito querido pelos brasileiros, são os queijos de meia cura, o famoso queijo de Minas, ideais para serem acompanhados de vinhos tintos mais leves, como o Pinot Noir. Alguns tipos específicos de vinhos brancos também formam o par perfeito com esse queijo, como o Chardonnay.
Afinal, qual o melhor vinho para comer com queijo?
Não existe um tipo específico de vinho que pode ser eleito o melhor vinho para comer com queijo, mas em geral os vinhos Pinot Noir e tintos leves são os que formam mais combinações agradáveis com uma maior variedade de vinhos. Então, se você deseja acertar na escolha, invista em um bom vinho tinto e um queijo brie. Você e seus amigos vão adorar.
Queijos para comer com vinho: uma combinação implacável
Agora que você já conhece os melhores queijos para comer com vinho, reúna os amigos para uma noite de queijos e vinhos, relembrem momentos especiais e celebrem o que há de melhor nesta vida: queijo, vinhos, amigos e boas risadas!