Conheça os tipos de taças de vinho

É bem provável que você já tenha visto diferentes tipos de taças de vinho, mas você sabia que essa é uma questão que vai muito além da estética? Muitas pessoas acabam comprando esse utensílio apenas para agregar estilo.

Claro que as os diferentes tipos de taças de cristal de vinho podem proporcionar isso, mas é uma questão muito complexa. A verdade é que cada vinho se dá melhor com um determinado tipo de taça, por inúmeros motivos.

Agora que você sabe disso, é bem provável que esteja querendo saber quais os tipos de taças para vinho, certo? Para saber mais sobre o assunto, é só continuar nesse artigo.

Por que usar diferentes tipos de taças?

Antes de qualquer coisa, é possível que você esteja se perguntando sobre o motivo de usar diferentes tipos de taças de vinho.

A fim de melhor exemplificar, vamos fazer uma analogia com os carros. Há modelos que têm melhor desempenho no asfalto. Já outros são melhores para terrenos acidentados.

Tudo isso só acontece devido ao porte do veículo, além de várias outras funções que fazem com que ele tenha o desempenho esperado.

Com as taças, é a mesma coisa. Diversos foram os estudos para que cada uma obtivesse uma característica e tamanho específico, a fim de receber diferentes tipos de vinhos.

Portanto, a taça Pinot Noir, por exemplo, recebe melhor o respectivo vinho. Além disso, a anatomia das taças permite o manuseio correto, o que facilita a degustação.

Outro fator para ter diferentes modelos de taças para vinho é que cada material é diferente. O ideal é optar por taças com material fino e transparente, como o cristal.

Afinal, trata-se de um ótimo componente, já que possibilita a análise visual do líquido e, devido a sua porosidade, facilita a quebra das moléculas do vinho, o que favorece a liberação de aromas.

Então, o motivo pelo qual existem diferentes tipos de taças de vinho é justamente para que a sua degustação seja ainda mais saborosa.

Qual é a diferença entre taça de vinho branco e tinto?

Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta é relativamente simples. Em suma, as taças para vinho branco são menores, já que não possuem o bojo grande.

O vinho branco também deve ser consumido em temperatura menor, além de possuir notas de frutas que requerem destaque. E um copo menor facilita a degustação e o equilíbrio dos dois aspectos.

Já o vinho tinto deve ter o copo separado da haste, para que se possa segurar nela, e não no bojo da taça. Isso é importante para que o vinho não esquente.

Fora isso, também deve ter uma abertura da boca mais estreita que o corpo, a fim de segurar o aroma do vinho. Essa é a diferença entre taça de vinho branco e tinto.

Quais os tipos de taças para vinho?

Há diversos tipos de taças para cada vinho e, dentre eles, podemos citar os seguintes:

Taça de vinho Bordeaux

O nome provém das mais famosas regiões vitivinícolas da França, a qual também pode receber o nome de taça Tulipa, a qual é mais comum para comportar vários estilos de vinho.

A taça de vinho Bordeaux tem um bojo grande e aro mais fechado, sendo a anatomia perfeita para degustar rótulos encorpados e tânicos, como o Cabernet, Merlot, Syrah, Tannat etc.

Isso acontece porque concentra os aromas e reforça as nuances do líquido. Devido ao seu formato, permite colocar a bebida direto à ponta da língua, o que permite melhor percepção do gosto da bebida.

Tipos de taça de vinho - Bordeaux
Tipos de taça de vinho – Bordeaux

Taça de vinho Borgonha

Nesse caso, o formato do bojo é um “balão”, sendo ideal para degustar vinhos brancos com passagem por barrica.

Porém, é uma ótima opção para os tintos complexos e aromáticos, que apresentam mais diversidade de sensações. Portanto, também é uma taça Pinot Noir, Amarone ou Nebbiolo.

Como tem um aspecto arredondado e largo, a oxigenação é maior, o que faz com que a bebida respire mais, o que permite maior exploração dos aromas.

A taça de vinho de Borgonha ainda tem um aro mais largo, o que possibilita direcionar o líquido para as regiões acima da ponta e do centro da língua, o que acentua aspectos maduros, além de diminuir a acidez do vinho.

Taça para vinho branco

Há vários tipos de taças para cada vinho, inclusive para o branco. Nesse caso, ela deve ser mais bojuda, mas com tamanho menor em relação às dos vinhos tintos.

Dessa forma, dificulta a troca de calor com o ambiente, o que mantém a bebida em menor temperatura, ideal para degustar.

Além disso, a anatomia do objeto permite o realce das notas florais e frutadas, enquanto o aro estreito permite com que a bebida atinja áreas da língua que enfatizam o frescor e a doçura.

Taça para vinho rosé

Ao falar dos modelos de taças para vinho, não poderíamos deixar de falar dos rosés. Como eles possuem frescor e aroma dos brancos e os taninos presentes nos tintos, o ideal é que a taça tenha um bojo largo, mas de um tamanho menor que o modelo que citamos acima.

Dessa forma, vai acentuar a acidez e equilibrar a doçura. No entanto, é possível usar esse modelo para degustar vinhos brancos também.

Taça flûte

É assim que chama a taça para espumante, a qual deve ter um bojo fino e alongado. Dessa forma, a taça mantém as borbulhas – perlage – por mais tempo.

Ou seja, faz com que elas se dissipem com mais lentidão. Por conta do formato, direciona os aromas da bebida direto para o nariz, e o líquido acima da língua.

É por conta desse formato que equilibra os sabores e limpa o paladar, além de favorecer a experiência.

Taça ISO

A taça ISO (International Standards Organization) foi desenvolvida em 1970, a qual tem um padrão internacional.

Foi feita em especial para degustações profissionais, onde se saboreia diversos deles. Por isso, esse é um dos tipos de taças de vinho consideradas como um “curinga”.

Afinal de contas, atende a necessidade das diferentes variedades de vinho, sem comprometer as qualidades da bebida.

Taça para vinho do Porto

Ao falar sobre os tipos de taças para cada vinho, não poderíamos nos esquecer dele, o qual é feito para comportar vinhos fortificados.

Ou seja, doce, intenso e mais licoroso, como o vinho do Porto. Esse é um daqueles tipos de taças de vinho com bojo menor, para consumir em pequenas quantidades.

E, claro, mantém a temperatura baixa, que é ideal para a degustação. Como seu aro é estreito, direciona o líquido para a ponta da língua.

Equipe L'art du Vin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo