Quem adora conhecer mais sobre o mundo dos vinhos, com certeza tem uma vontade de conhecer as melhores vinícolas do país. Dentro desse contexto, é comum que queira saber a rota do vinho Rio Grande do Sul, certo?
Afinal de contas, alguns dos melhores vinhos nacionais são produzidos no RS. Em Vale dos Vinhedos, por exemplo, foi um local que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, a qual é considerada a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
Isso quer dizer que conhecer a rota do vinho Rio Grande do Sul é um prato cheio para todos aqueles que querem conhecer mais sobre as vinícolas.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre a rota do vinho Rio Grande do Sul. Sem mais delongas, vamos ao que importa.
Qual é a melhor rota do vinho Rio Grande do Sul?
Há diversas vinícolas pela localidade, as quais se separam por três cidades, sendo elas:
- Bento Gonçalves;
- Garibaldi;
- Monte Belo do Sul.
Essas três formam a rota dos vinhos RS. Por isso, a melhor forma de conhecer e aproveitar melhor a região é alugar um carro, a fim de percorrer a distância entre as três cidades.
Por lá, os visitantes encontram roteiros de acordo com aquilo que preferem, que mais faz sentido com o perfil de cada um.
Sendo assim, é possível conhecer desde o passo a passo da produção de vinhos, degustar novos rótulos e ainda admirar lindas paisagens. Abaixo, iremos dar algumas dicas sobre a rota de vinhos no Rio Grande do Sul. Confira!
Bento Gonçalves: Casa Valduga
A Casa Valduga é uma das principais rota do vinho Rio Grande do Sul, haja vista que é uma das maiores presentes na região da serra gaúcha.
A propriedade em si oferece uma visita guiada, apresentação de todo o processo de fabricação do vinho, degustação e alguns cursos rápidos.
Mas, além disso, detém um complexo muito bem equipado, com quatro pousadas e dois restaurantes, o que facilita bastante para os que buscam uma rota do vinho Rio Grande do Sul que tenha ótima infraestrutura.
Ademais, durante algumas épocas do ano, ocorrem programas especiais, como a Festa da Vindima, Wine Experience etc.
Inclusive, é possível ter um curso especial de espumantes, com garrafas personalizadas. A visita tradicional dura cerca de 01h30 e custa R$40 por pessoa.
Bento Gonçalves: Larentis
Outra rota do vinho RS é a Larentis que, diferente de algumas outras, não tem grandes propriedades. E isso acontece porque trabalha com o conceito de ser uma vinícola familiar.
Sendo assim, tem uma experiência mais personalizada e rica em detalhes, ao menos quando se fala da produção de vinhos.
Portanto, essa é uma rota do vinho Rio Grande do Sul que não pode faltar. Os visitantes podem participar de um tour, conhecendo os vinhedos, a produção local e até degustar rótulos da casa.
O mais legal é que quem apresenta todo o processo é um enólogo treinado, que também é herdeiro da vinícola.
Mas, além da visita tradicional, a propriedade oferece um passeio que é bem diferente: colheita de uvas. Os visitantes podem colher uvas à noite, com todo o equipamento necessário.
Depois, transforma-se essas uvas em vinhos e a casa envia ao visitante uma garrafa de vinho feito com as uvas que você mesmo colheu. Além disso, você também pode fazer pic nic em meio aos vinhedos.
Bento Gonçalves: Miolo
Ao falar sobre rota das vinícolas Rio Grande do Sul, não há como deixar de mencionar essa casa, haja vista que ela é uma das mais conhecidas de todo o país.
Trata-se de um complexo que se foca na enocultura e, portanto, possui vinícola, fábrica de vinho, restaurante e hotel.
Todo o local visa fundir a sofisticação com o prazer da produção de vinho. Em relação ao tour tradicional, ele engloba visitas guiadas por enólogos e degustação dos rótulos da própria casa.
Além de um excelente restaurante para almoçar e um hotel bem aconchegante, a Miolo também tem uma Escola de Vinho, onde se ministra cursos de degustação.
Garibaldi: Chandon
Outra rota do vinho Rio Grande do Sul que você deve aproveitar é a pequena cidade de Garibaldi, a qual foi escolhida para receber uma das marcas de espumantes mais famosas do mundo: Chandon.
Isso acontece porque o RS tem o clima ideal para que se pudesse produzir os seus famosos champagnes. Então, não há como deixar de aproveitar essa rota do vinho Rio Grande do Sul.
É possível fazer um tour dentro da propriedade e conhecer um pouco mais sobre a produção de espumantes no Brasil.
Contudo, saiba que a rota do vinho Rio Grande do Sul em Garibaldi se divide em três:
- Visita com degustação: tour completo pela adega e degustação de seis rótulos da bebida.
- Degustação: engloba apenas a prova dos rótulos, junto com algumas dicas de harmonização;
- Visita na loja: nesse caso, inclui a degustação de dois rótulos.
Monte Belo do Sul: Vinícola Calza
A rota dos vinhos RS na Vinícola Calza é uma representação histórica. Isso porque a família chegou ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial.
A partir de então, deu início ao cultivo de videiras que foram trazidas da Itália. A princípio a produção era para consumo próprio e para amigos.
No entanto, hoje em dia a Vinícola Calza acaba se tornando uma rota dos vinhos Rio Grande do Sul quase que obrigatória para quem passa por Monte Belo do Sul.
Os visitantes podem conhecer a propriedade, que é de cunho familiar, degustar os rótulos que a casa produz e, claro, ouvir ótimas histórias sobre a casa.
Passeio de Maria Fumaça
Essa é uma rota das vinícolas Rio Grande do Sul um tanto diferente, mas que vale muito a pena para conhecer as lindas paisagens do local.
A Serra Gaúcha tem uma das vistas mais lindas, charmosas e com uma das melhores estruturas turísticas do Brasil.
Há morros, colinas, vales e rios, os quais constituem em uma maravilhosa opção de passeio, inclusive por meio da Maria Fumaça.
Com certeza essa é uma rota do vinho RS que vai ficar na sua memória. Afinal, ao todo, se percorrem 23 km em duas horas.
Nesse passeio, você passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Tudo a bordo de um trem a vapor com atrações típicas italianas, gaúchas e teatro.
Você pode aproveitar e conhecer lugares incríveis na cidade, como outlets, parques temáticos e degustação de geleias.