Vinícola Aurora: sua história, produtos e turismo

A Vinícola Aurora é uma das mais importantes e reconhecidas do Brasil, a qual detém um grande prestígio internacional.

Para as mais de 1.000 famílias produtoras da Cooperativa Vinícola Aurora, todo novo nascer do sol é uma chance de cultivar aquilo que há de melhor: a uva.

Todas as famílias da cooperativa são descendentes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha, no ano de 1875.

Isso faz com que a vinícola respire muita tradição e qualidade em todos os seus produtos. Inclusive, não é à toa que os vinhos são muito premiados mundo afora.

É do trabalho das mais de 1.000 famílias, aliado a todo o suporte técnico e agrônomo da Vinícola Aurora, que produz mais de 70 mil toneladas de uva por ano.

Ou seja, resulta em mais de 50 milhões de litros de vinhos, frisantes, espumantes, sucos e vários outros derivados da fruta.

O grande segredo desse sucesso provém das primeiras décadas do século XX, quando os produtores perceberam que a união é vital para ganhar força e, assim, vencer as adversidades.

Foi com esse pensamento que a Vinícola Aurora chegou à conclusão de que dividir interesses comuns desperta nas pessoas sentimentos de autonomia, além de provocar sensação de liberdade.

Juntos a essa convicção, a empresa criou algumas marcas, comprou outras, adquiriu os equipamentos adequados e modernos, ampliou espaço e construiu postos de vinificação.

Tudo isso faz com que a Vinícola Aurora seja, hoje em dia, a maior e mais premiada vinícola do Brasil.

Qual é a história da Vinícola Aurora?

Aurora: uma das mais conhecidas vinícolas do Brasil
Aurora: uma das mais conhecidas vinícolas do Brasil

A história da Vinícola Aurora data do ano de 1875, com a chegada dos imigrantes do norte da Itália, os quais se estabeleceram no sul do Brasil, mais precisamente na Serra Gaúcha.

Por lá, encontraram um clima e paisagem bem semelhantes a de seu país de origem. Por consequência, começaram a reproduzir a mesma cultura europeia, inclusive, a arte da vitivinicultura.

No entanto, foi apenas no dia 14 de novembro de 1931 que dezesseis famílias do município de Bento Gonçalves se reuniram para lançar o que viria a se transformar um dos maiores empreendimentos do Brasil: A Cooperativa Vinícola Aurora.

E, logo no ano seguinte, a empresa já tinha uma produção coletiva de 317 mil quilos de uvas. Hoje em dia, a Vinícola Aurora se consagra por ser a maior do Brasil.

Essa posição, a qual ocupa há mais de duas décadas, só se tornou possível devido ao fato de sempre investir na modernização de todo o seu parque industrial.

Além disso, o mérito também é da alta tecnologia de suas unidades, bem como os padrões mais rigorosos que o processo de produção exige.

Quais são os principais produtos da Vinícola Aurora?

Millésime Cabernet Sauvignon: Vinícola Aurora
Millésime Cabernet Sauvignon: Vinícola Aurora

A Aurora é a líder no mercado de vinhos finos, suco de uva integral e coolers em todo o mercado brasileiro.

No entanto, a vinícola já tem planos para construir uma nova unidade de produção, a fim de ampliar ainda mais a sua capacidade produtiva.

Essa, por sua vez, irá concentrar toda a produção e expedição de sucos de uva e vinhos de mesa. Dessa forma, as unidades matriz irão se dedicar apenas na produção de vinhos e espumantes finos.

Além disso, a Vinícola Aurora é a vinícola brasileiro com maior número de medalhas e premiações, dos mais renomados concursos nacionais e internacionais.

Ao todo, a vinícola tem mais de 600 medalhas, sendo que um dos destaques ficam para os outros obtidos nos concursos CataD’OR Wine Awards, com o rótulo Aurora Moscatel.

Outro destaque foi o Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE), com o rótulo Aurora Brut e no Brazil Wine Challenge, com os rótulos Aurora Moscatel Rosé e Pequenas Partilhas Cabernet Franc.

Vinícola Aurora e o prestígio internacional

A primeira grande exportação de vinhos ocorreu no ano de 1955, para a França e a Argentina. No entanto, a vinícola começou a trabalhar no comércio internacional, de forma efetiva, na década de 1980.

Na época, conseguiu uma venda expressiva de caixa de vinho da marca Marcus James, para os Estados Unidos.

Mas, nos dias de hoje, a vinícola exporta os seus produtos para mais de 20 países.

Enoturismo

Diferente da grande maioria das vinícolas, a Vinícola Aurora está situada bem na área urbana de Bento Gonçalves.

Isso acaba chamando a atenção dos turistas que vão visitar a Serra Gaúcha. Inclusive, a sensação é de que, ao passar pela famosa pipa, todos os caminhos, de alguma forma, levam para a Vinícola Aurora.

Além disso, durante a década de 1960, a vinícola foi a pioneira em se estruturar de forma a ser mais receptiva e profissional, visando abrir as suas portas para o turismo, logo na primeira edição da Fenavinho.

Desde aquela época, as visitas começaram a se tornar diárias, em especial por conta da sua grande importância histórica.

Outro motivo para que o enoturismo se tornasse um sucesso é devido ao seu acolhimento, acessibilidade e um atendimento diferenciado.

Inclusive, hoje em dia, a vinícola recebe mais de 170 mil visitantes todos os anos, de idades e regiões distintas não só do Brasil, mas também do exterior.

A vinícola ainda oferece visitação e degustação gratuitas, as quais são acompanhadas por um dos 20 profissionais que são especializados no atendimento ao turista.

O melhor de tudo é o fato de todo o roteiro ser acessível às pessoas com necessidades especiais e idosos que têm dificuldade de locomoção.

Tudo isso só mostra todo o acolhimento e carinho que a vinícola tem pelos seus visitantes, fazendo com que o sucesso seja apenas uma consequência.

Outra característica bem marcante da visita é a possibilidade de caminhar pelos quatro quarteirões, os quais são interligados por uma passagem subterrânea.

Somado a tudo isso, está o fato da possibilidade de degustar vinhos tintos, brancos, coolers, espumantes e sucos de uva integral da vinícola.

Tudo isso enquanto vislumbra a fonte que jorra vinha, chamada de “Cave di Bacco”, um local para eternizar o momento através de fotos.

Contrarrótulo com QR Code da história da Vinícola Aurora

Devido às comemoração dos 90 anos, a empresa resolveu inovar com no contrarrótulo: um QR code que usa a tecnologia de Realidade Aumentada.

Ao posicionar a câmera do celular para o QR Code, o consumidor consegue ver uma animação sobre a história da vinícola, desde a sua fundação.

Equipe L'art du Vin

Voltar ao topo