Uma taça de vinho por dia: mitos e verdades

Você é daqueles que tem o costume de tomar uma taça de vinho por dia? Se sim, é bem provável que já tenha ouvido uma série de informações a esse respeito, né? Afinal de contas, ainda há aqueles que afirmam que esse hábito pode ser prejudicial.

Mas será mesmo que uma taça de vinho por dia pode mesmo ocasionar em alguns problemas de saúde? É verdade que outras bebidas alcoólicas podem fazer mal para o rim, por exemplo, mas o mesmo acontece com o vinho?

O hábito de beber uma taça de vinho por dia pode, a longo prazo, incidir em algum risco para o organismo? Ainda há muitos mitos e verdades a esse respeito, mas no artigo de hoje iremos esclarecer todas as suas dúvidas.

Então, para saber se beber vinho todo dia pode ser prejudicial, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Tomar vinho todo dia faz mal?

A pergunta que não quer calar é: tomar vinho todo dia faz mal? A verdade é que essa é uma bebida que já está presente na história da humanidade há muito tempo, desde as civilizações mais remotas.

Inclusive, de acordo com os registros históricos, a bebida já é muito utilizada em celebrações, eventos sociais e rituais religiosos de povos da antiguidade, como os gregos, fenícios e egípcios.

E, além de fazerem parte de uma série de períodos e transformações econômicas e culturais, o vinho também sempre se fez presente na medicina.

Mesmo porque era comum usar a bebida para tratar algumas enfermidades, segundo foi documentado há milhares de anos na Suméria, Egito e Grécia.

Mas, hoje em dia, ainda há algumas dúvidas se tomar vinho faz bem. Quanto a isso, saiba que a discussão sobre os benefícios da bebida ao organismo é bem ampla.

Já foram feitos diversos estudos a fim de solucionar essa questão, o que acabou resultando em alguns pontos controversos e conflitantes.

Concluiu-se que o ideal é saber quanto de vinho tomar por dia, mas que ele pode sim ser saudável para uma série de situações.

Tomar uma taça de vinho por dia, por exemplo, não implica em grandes problemas a longo prazo. Mas, nos parágrafos seguintes, iremos falar sobre alguns dos mitos e verdades sobre o vinho.

8 mitos e verdades sobre o vinho

Você é do tipo que gosta de tomar vinho todo dia? Então é importante ficar atento a respeito dos possíveis riscos e benefícios que esse hábito pode ocasionar.

Abaixo, você vai conferir alguns dos principais mitos e verdades sobre tomar uma taça de vinho por dia. Confira.

  1. Vinho faz bem para o coração

Verdade, mas desde que você consuma com moderação. Por isso, é importante saber quanto de vinho tomar por dia, a fim de evitar problemas.

Mas, de acordo com os estudos, tomar uma taça de vinho por dia pode reduzir em até 30% a incidência de ataques cardíacos.

Ou seja, nesse caso, tomar 1 cálice de vinho ao dia pode ser bem benéfico. E isso acontece por conta do resveratrol, que nada mais é do que uma substância que está presente na casca e semente das uvas vermelhas.

Por conta da sua ação oxidante, acaba por preservar os tecidos, além de prevenir danos nas artérias e reduzir a formação de coágulos no sangue.

Além disso, tomar 1 taça de vinho por dia ajuda a regular a pressão arterial e promove o aumento dos níveis de HDL, o famoso colesterol bom.

  1. Reduz o risco de câncer

Mito. Ainda que haja alguns estudos que associam o consumo moderado, como uma taça de vinho por dia, à prevenção de certos tipos de cânceres, os testes e evidências que existem ainda são insuficientes para embasar a afirmação.

Na verdade, de acordo com alguns especialistas, é maior a chance de os riscos serem maiores do que os possíveis benefícios.

O consumo de álcool pode ser o responsável pela aparição de câncer. De acordo com o Relatório do Instituto Americano para Pesquisas com Câncer, divulgado no ano de 2017, a ingestão de bebidas alcoólicas está ligada ao desenvolvimento de câncer de mama.

Ou seja, tomar vinho todo dia em quantidades excessivas, pode sim fazer com que a pessoa desenvolva algum tipo de problema.

  1. É bom para o sistema imunológico

Verdade. Tomar vinho faz bem para o sistema imunológico, em especial os tintos, uma vez que eles estimulam a produção de células de defesa do nosso organismo, as famosas “células T”. E isso além do fato de agir no timo, uma glândula de grande importância para o sistema imunológico.

Mas, ao beber vinho todo dia, apenas se atente em consumir a dose recomendada, que pode ser de uma taça de vinho por dia.

Isso vai resultar em uma maior resistência à ação de alguns tipos de vírus, além de diminuir a ocorrência de gripes, viroses, resfriados e alergias.

Procure manter a média de tomar uma taça de vinho por dia, até mesmo para não gerar o efeito oposto e acabar prejudicando as defesas do seu corpo.

uma taça de vinho por dia faz mal
Uma taça de vinho por dia
  1. Previne doenças degenerativas

Verdade. Tomar cerca de 1 cálice de vinho por dia pode sim ajudar no combate a doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

E isso acontece porque essas doenças estão relacionadas com o desenvolvimento de radicais livres no DNA, lipídios e proteínas.

No entanto, os polifenóis, que podem ser encontrados no vinho, controlam essa ação nociva, o que ajuda a prevenir essa doença.

  1. Ajuda a evitar e a combater a diabetes

Verdade, mas com algumas ressalvas. O vinho pode ajudar pacientes que já têm essa doença a controlar os níveis glicêmicos e o colesterol.

No entanto, os vinhos secos são os mais adequados para essa finalidade, desde que se tome 1 taça de vinho por dia para mulheres e 2 para homens.

  1. Beber vinho emagrece

Mito, mas com algumas controvérsias. Isso acontece porque o vinho estimula o aumento da produção de enzimas digestivas, mas não há como garantir que isso é o suficiente para gerar o processo de emagrecimento.

Uma taça de vinho por dia tem em média 107 calorias e, portanto, é melhor não exagerar, haja vista que pode ter o efeito contrário.

  1. O vinho ajuda a adormecer

Verdade. Um dos benefícios do vinho antes de dormir é justamente deixar o corpo e a musculatura relaxados, o que propicia uma boa noite de sono.

Isso acontece por conta dos efeitos sedativos do álcool, o qual pode variar de acordo com a intensidade e do teor alcoólico no sangue.

Outro dos benefícios do vinho antes de dormir é o fato de fazer com que você possa cair no sono mais rapidamente do que o habitual.

Faz mal beber uma taça de vinho por dia
Vinho ajuda a adormecer
  1. Retarda o envelhecimento

Verdade! Os flavonoides que estão na uva são ótimos aliados para os que buscam manter uma aparência jovial e saudável por mais tempo.

Mesmo porque, o vinho evita a oxidação das células e, por consequência, dos tecidos. Como resultado, tem-se a atenuação dos fatores responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Ademais, o vinho também é uma ótima fonte de silício, um mineral que compõe o colágeno, uma proteína vital para a formação e regeneração da pele e tecidos de sustentação.

 

Equipe L'art du Vin

Voltar ao topo