Melhores vinhos brasileiros

O Brasil é um grande consumidor de bebidas alcoólicas. Mas, ao falar de vinhos brasileiros, muitos nem sequer conhecem as alternativas disponíveis. Nesse artigo, iremos falar sobre os melhores vinhos brasileiros que você não pode deixar de conhecer.

E a verdade é que, no contexto atual, o vinho nacional vive um bom momento, o qual segue em constante ascensão. Por isso, está na hora de você conhecer os melhores vinhos do Brasil e aproveitar o que vem da nossa terra.

Diga-se de passagem, há diversas alternativas que com certeza irão lhe surpreender. Inclusive, estamos em uma época que contribui para a diversidade de estilos, além de surgir novas regiões produtoras de vinho.

E isso, por consequência, faz com que os vinhos se tornem mais acessíveis, já que contém preços mais competitivos. Ademais, também contribui para o fomento do enoturismo.

Portanto, para conhecer os melhores vinhos brasileiros, é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos.

Quais são os melhores vinhos brasileiros?

Ainda que as pessoas não conheçam muitas opções, a verdade é que há sim bons vinhos nacionais. Tudo é questão de estar aberto a novas experiências.

Cada vez mais as vinícolas brasileiras estão se tornando sinônimo de qualidade, e apreciar o que vem do nosso país é uma forma de contribuir com a economia.

E, ao fazer isso, incentiva com que novas regiões se tornem produtoras e possam desenvolver ótimos vinhos.

Mas então, dentro do contexto atual, quais são os melhores vinhos nacionais? Há uma série de opções e, dentre elas, podemos citar as seguintes:

Miolo Lote 43 2020

O Miolo Lote 43 é uma homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família. O vinho leva o nome da terra recebida pelo imigrante na época. Sua elaboração adapta o conceito do “cru”, que se refere ao pedaço especial de terra cultivada com um vinhedo dentro de uma área de denominação de origem controlada.

Elaborado somente em safras excepcionais, é um corte de Cabernet Sauvignon e Merlot, reunidos em um corte harmônico selecionado pelo enólogo da família, Adriano Miolo. Utilizando-se das melhores tecnologias de produção, a Miolo, através do Lote 43, lança seu “ícone”, e ao mesmo tempo ajuda a consolidar a imagem do Brasil como produtor de vinhos de alta qualidade.

Elevada intensidade aromática, ameixa, tabaco, trufas, cacau, cravinho e elegantes aromas terciários.

Melhores vinhos brasileiros
Melhores vinhos brasileiros – Miolo Lote 43

Casa Pedrucci Brut 2018

Da vinículoa Casa Pedrucci, produzido em Garibaldi / RS. Perlage elegante com borbulhas delicadas e intensas. Aromas complexos: pão tostado, frutas secas e uvas passas. Excelente intensidade e nitidez. Mostra muita fineza e frescor, acidez presente, estruturado, harmônico com personalidade e cremosidade. Final de boca agradável e com ótima persistência.Dicas de harmonização: Versátil combina com os mais variados estilos gastronômicos.

Melhores vinhos brasileiros - Casa Pedrutti Brut 2018
Melhores vinhos brasileiros – Casa Pedrutti Brut 2018

Storia Merlot 2015

Não há como falar sobre os melhores vinhos brasileiros e não falar do Storia Merlot, uma vez que é um dos mais aclamados em território nacional.

Produzido na serra gaúcha, sua vinícola é a Casa Valduga. Para ficar pronta, a bebida deve ficar amadurecida por 20 meses em barris de carvalho francês.

Em vista disso, possui aromas de frutas vermelhas e especiarias. No paladar, as notas de frutas secas e uva passa criam um destaque apaixonante.

Fora isso, não é difícil combinar esse vinho, uma vez que ele vai muito bem com carnes assadas, molhos intensos, queijos e chocolate amargo. Sem dúvidas esse é um dos melhores vinhos do Brasil.

Melhores vinhos brasileiros
Melhores vinhos brasileiros

Prosecco Rosé Brut 2019

Esse é um dos grandes nomes de vinhos brasileiros, já que ele se configura por ser o primeiro Prosecco Rosédo Brasil, feito na Vinícola Garibaldi, na serra gaúcha.

A sua composição possui 5% de uvas Pinot Noir, o que faz com que a sua coloração se torne rosada. É uma excelente alternativa para quem gosta de uma bebida delicada e cremosa.

Fora isso, conta com aromas que remetem às frutas cítricas, morango e flores vermelhas. Como é muito refrescante e tem equilíbrio em acidez, harmoniza com saladas, peixes, frutos do mar e sopas cremosas.

Fumé Blanche Sauvignon Blanc 2019

Também é considerado um dos melhores vinhos brasileiros, o qual é produzido na Serra da Mantiqueira (MG), na Vinícola Ferreira.

Trata-se de um vinho branco, aromático e muito refrescante. No entanto, não deixa de ser complexo em sabor.

Isso porque a bebida tem aromas herbáceos e notas de frutas cítricas como o abacaxi e maracujá, além de outras frutas mais tropicais.

É considerado um dos melhores vinhos nacionais pela sua acidez, que harmoniza muito bem com peixes, massas, queijos leves e saladas.

Tempos de Goés Reserva Sauvignon Blanc 2019

Se você está em busca de melhores tintos nacionais que provêm da região de São Paulo, essa é uma boa opção, ainda mais para os amantes de vinho branco fino seco.

A bebida é feita em São Roque, e sua expressão aromática é bem forte, remetendo a figos, frutas tropicais e algumas especiarias.

Mas, ainda que seja marcante no paladar, a verdade é que esse é um dos vinhos nacionais da categoria mais fácil de se consumir.

Em relação ao seu frescor, ele é leve e natural, o que faz com que ele harmonize muito bem com saladas (mas sem vinagre), pratos que contenham grãos e ervas, risoto de frutos do mar e peixes grelhados.

Tempos de Goés Reserva Sauvignon Blanc 2019
Tempos de Goés Reserva Sauvignon Blanc 2019

Terroir Chardonnay 2019

Trata-se de um vinho brasileiro premiado que com certeza você deve experimentar. Caracteriza-se por ser um vinho branco seco, 100% Chardonnay, também feito na Serra Gaúcha.

É fácil entender o motivo de ser um dos melhores vinhos brasileiros assim que você começa a degustar a safra.

Ele surpreende com a intensidade certa de aromas, sendo muito sofisticado. Além disso, as suas notas de frutas tropicais frescas dão um charme a mais na bebida.

Com notas de pera e abacaxi, trata-se de vinho equilibrado e refrescante, o qual possui um retrogosto bem frutado.

Agora, em relação a sua harmonização, é muito bem feita com queijos mais cremosos, massas com molhos leves, frutos do mar e peixes grelhados.

Terroir Merlot 2015

Esse é um dos melhores tintos nacionais produzido na serra gaúcha. A sua produção é bem elaborada, já que se limita a partir das uvas de vinhedos.

Também é um dos melhores vinhos brasileiros pelo fato de ser armazenada por oito meses em barricas de carvalho francês.

Dessa forma, garante notas de amora, ameixa, baunilha e cacau. Fora isso, ele é muito bem encorpado e tem uma acidez na medida certa.

Portanto, a sua harmonização é ideal para carnes assadas, ragu, queijos maduros e risoto de cogumelo, por exemplo.

Vale da Pedra Sirah 2018

Esse também é um dos grandes nomes de vinhos brasileiros, sendo ele 100% Sirah e com características únicas.

Produzido especialmente no estado do Espírito Santo, o vinho deve ser envelhecido por sete meses em barricas de carvalho francês.

Em relação aos aromas que predominam, são de jabuticaba, cassis, ameixa e uma pequena nuance salgada. Ou seja, é uma experiência única e incrível.

Já no paladar, você pode apreciar toques de café expresso, além de acompanhar uma excelente acidez, também na medida certa.

Sobre a sua harmonização, ele vai muito bem com carré de cordeiro, arroz de pato, legumes ao curry ou cuscuz marroquino. Diante de todas essas características, fica fácil saber o motivo de ser um dos melhores vinhos brasileiros.

Melhores vinhos brasileiros
Melhores vinhos brasileiros

Pizzato Legno Chardonnay D.O.V.V 2021

Trata-se de um vinho brasileiro premiado pelo Guia de Vinhos e Vinícolas do Brasil/Uruguai e também pelo Jornal Valor Econômico em 2014 e 2016, além de vários outros prêmios e pontuações.

É um vinho barricado que tem muita complexidade de aromas, sendo bem equilibrado na boca, tendo um bom frescor e tem boa persistência. Portanto, há várias opções de bons vinhos nacionais para você conhecer.

Pizzato Legno Chardonnay D.O.V.V 2021
Pizzato Legno Chardonnay D.O.V.V 2021

Equipe L'art du Vin

Voltar ao topo