Origem do vinho

Há muitos e muitos anos atrás, ouvia-se falar em uma bebida única, produzida através dos mais variados tipos de uvas, de sabor marcante e sofisticado. A bebida, que era uma exclusividade da realeza, atravessou o tempo e permanece até os dias de hoje na lista das bebidas mais consumidas no mundo. Estamos falando dele, o vinho, a bebida de valor histórico, cheia de essência, mistério e elegância. Sobre ele, existem muitas dúvidas comuns a milhares de pessoas: onde surgiu o vinho? Quem inventou o vinho? Qual a origem do vinho? Qual é a sua verdadeira história? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas aqui, ao longo do artigo, e você saberá tudo sobre essa bebida que ganhou o coração de milhões de pessoas e já deixou seu nome perpetuado na história.

de onde vem o vinho

Surgimento do vinho: Onde, quando, quem?

Apesar de essas serem dúvidas bastante comuns, afinal o vinho é uma bebida muito famosa, não é possível afirmar de forma categórica quando, onde ou quem inventou o vinho, ou qual é a verdadeira história do vinho. O que sabemos, porém, é que os indícios mais confiáveis apontam para o Oriente Médio como sendo o local com os primeiros registros da bebida, mais especificamente a região onde hoje estão localizadas a Jordânia e o Líbano.

Os arqueólogos, estudiosos dedicados em entender e analisar fósseis e artefatos do passado que explicam um pouco sobre como as coisas aconteceram, descobriram através da análise de sementes de uvas da Idade da Pedra que, no final deste período, houve uma grande mudança nas videiras: elas deixaram de ser silvestres, cultivadas “acidentalmente”, sem propósito, para se tornarem videiras cultivadas, ou seja, foi nesta época que as uvas já serviam o propósito de se transformar em algo, o que hoje chamamos de vinho.

Algumas civilizações incluíram o vinho em suas celebrações religiosas, considerando o vinho uma divindade, como os romanos, gregos e os egípcios.E foi no Egito que surgiram os primeiros vilarejos erguidos em volta de enormes plantações de uvas e azeitonas.

Depois do Egito, outros povos também se apropriaram do cultivo das uvas, como Itália, França, Grécia, Espanha e África. Alguns deles, inclusive, viriam a se tornar futuramente os maiores produtores de vinhos do mundo.

História do vinho: uma bebida suicida que deu errado

Origem do vinho
Origem do vinho

Não se sabe ao certo se, de fato, a história citada acima é a primeira e verídica história sobre o surgimento do vinho, apesar de suas fontes serem confiáveis arqueólogos e estudiosos. Porém, a curiosidade em saber onde surgiu o vinho também fez com que uma interessante história se tornasse muito conhecida.

A lenda conta que uma mulher, pertencente a um povo monárquico, estava em busca de merecer o favor de seu rei. Acontece que, por algum motivo, no dia em que ela se preparou para se apresentar diante da realeza, a moça não caiu nos encantos do rei e foi ignorada de maneira fria. Essa atitude do rei, de ignorar a afeição daquela mulher por ele, foi tão dolorosa para a moça que ela resolveu que daria um fim à sua vida. Talvez por não saber que futuramente estaria associada às histórias sobre a origem do vinho.

Como forma de amenizar o sofrimento causado pela ignorância de seu rei, a moça decide ingerir um suco de uva estragado, parado em um lugar inóspito por muito tempo. Ali estava uma garrafa empoeirada, nunca antes aberta, contendo em seu interior um suco que já havia sido fabricado a um bom tempo. Para ela, aquela bebida daria fim à sua dor e ela nunca mais passaria despercebida pelo seu rei e por mais ninguém. E então tomou a decisão de beber o máximo que pudesse.

O que aconteceu em seguida, porém, não foi exatamente o que a moça esperava. Em vez de ver sua vida se indo aos poucos diante de seus olhos e seu corpo se contorcer, contaminado por aquele líquido envelhecido, a moça sentiu-se radiante, com o humor renovado e a alegria regressando para dentro de si. Tamanha foi a alegria que a moça, mais alegre e confiante, buscou novamente o favor de seu rei apresentando-se diante dele,e o favor foi merecido, da forma como ela queria.

A partir daí, a fama daquela moça, do “suco de uva estragado” e de seus efeitos se espalharam pelo vilarejo, e cada vez mais pessoas queriam provar desse suco que transformava quase que de maneira instantânea o humor de todos. E essa é uma teoria bastante aceita sobre a origem do vinho, por mais cômica que pareça.

Como o vinho surgiu

Origem do vinho: quem mais produz vinho no mundo?

Conhecer todas essas histórias sobre a origem do vinho tornam o consumo da bebida ainda mais interessante e valioso. Seja qual for a história verdadeira, a fama do vinho se espalhou de forma tão positiva no mundo que hoje ele é produzido em larga escala em todos os cantos do globo.

Atualmente, temos a Itália como o país que mais produz vinho no mundo. Todo o vinho produzido no país é distribuído entre o que é consumido pelo seu povo e o que é exportado para diversos outros países. Em se tratando de exportação, a Espanha é o país que lidera o ranking, exportando milhões de litros de vinho todos os anos para dezenas de países.

E quando se trata de consumir, os norte-americanos são os que têm maior paixão pela bebida. Mesmo não tendo ligação com a origem do vinho, os Estados Unidos é o país que mais consome vinho no mundo, e recebe toneladas e toneladas de garrafas de vinho ano após ano, pois o vinho já é parte da rotina de muitos estadunidenses.

Quando o vinho veio parar no Brasil?

A origem do vinho é uma história bastante antiga, mas o vinho chegou ao nosso país tão logo os portugueses vieram. Foi no ano de 1532 que chegou em território nacional as primeiras videiras, e foi Brás Cubas o primeiro a cultivar uma vinha em solo brasileiro. Aproximadamente cem anos depois, outras espécies de uvas, de origem europeia, foram chegando ao Brasil e sendo cultivadas ao sul do país, onde se adaptaram bem e seguem crescendo até hoje. Não é à toa que é na região sul onde estão concentradas as maiores e melhores vinícolas do país.

Origem do vinho: uma história com sabor de “quero mais”

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a origem do vinho e todos os desdobramentos que essa teoria possui, reúna seus amigos para uma agradável noite de vinhos e compartilhe com ele todas essas curiosidades sobre a origem da bebida mais clássica de todos os tempos.

Equipe L'art du Vin

Voltar ao topo