Vinho tem validade?

Armazenar um vinho por muito tempo pode ser uma atitude que desperta dúvidas quando chega a hora de abri-lo para beber. Muitas pessoas se perguntam se existe, de fato, um prazo para abrir a garrafa de vinho e ingerir todo o seu conteúdo, pois muito se ouve falar sobre a longevidade de vida dessa bebida clássica. Afinal, o vinho tem validade? Vinho fechado estraga? Posso comprar várias garrafas e armazená-las em casa para ir consumindo com o passar do tempo?

Essas e outras perguntas serão esclarecidas ao longo do artigo para que você possa consumir seu vinho de forma segura e tranquila.

O vinho se torna cada vez melhor com o passar do tempo?

Qual o vinho mais caro do mundo?
Vinho antigo

Além da dúvida comum se o vinho tem validade, existe um grande “saber” popular que diz que o vinho, quanto mais velho, melhor, e o fato é que isso não é de todo verdade. Alguns vinhos podem, sim, se tornar mais saborosos e encorpados com o passar dos dias e anos, mas esta não é uma regra que se aplica a todos os tipos de vinhos. Os vinhos que contém maior concentração de tanino, podem se tornar mais ricos em sabores, pois foram produzidos e pensados para esse desenvolvimento com o tempo. Passado um maior período de maturação da bebida com alto teor de tanino, ela se torna mais agradável e mais suave ao paladar, portanto, para esses casos, vale a crença de que os vinhos se tornam melhores com o passar do tempo.

Porém, com o aumento da tecnologia com que os vinhos vêm sendo produzidos, eles são desenvolvidos para serem degustados em um curto espaço de tempo. Por isso é importante estar atento à forma como é apresentada a informação de que o vinho tem validade e às demais presentes nos rótulos para não consumir o vinho quando ele já não está tão agradável como nos primeiros dias após sua fabricação.

Sabendo que o vinho tem validade diferenciada, por quanto tempo posso manter o meu vinho guardado?

É muito importante entender o tipo de vinho que está sendo adquirido e armazená-lo de forma correta, pois existe uma regra a ser aplicada para cada tipo de vinho em especial. É comum que as informações sobre prazo ideal para consumo estejam presentes nos rótulos dos vinhos, então leia com atenção sempre que puder.

Esta estimativa, informada pelo fabricante, que pode ser  a afirmativa de que o vinho tem validade, está ali para que o consumidor deguste o vinho em seu melhor estado, ou seja, no momento ideal em que ele se encontra com sabor, aroma e textura na medida certa. Consumir esse vinho depois deste prazo pode comprometer seriamente – e até permanentemente – a integridade da bebida, ao ponto de ela se tornar imprópria para o consumo.

Mas para te ajudar, vamos apresentar alguns prazos mais abrangentes, para você entender de forma superficial por quanto tempo seu vinho pode permanecer armazenado em sua casa.

Vinho espumante: 1 a 3 anos

Os espumantes são vinhos muito consumidos e possuem sabor leve e refrescante, e podem ser consumidos de forma segura e tranquila em até 3 anos, salvo os tipos champagne vintage. Neste caso o vinho tem validade de até 15 anos, por serem fabricados com uvas de safras especiais.

Vinho branco: 1 a 6 anos

Quando comparados com vinhos espumantes especiais e vinhos tintos, o vinho branco tende a durar menos, pois possuem em sua composição uma baixa quantidade de antioxidantes, compostos importantes na conservação do vinho. Vinhos brancos fabricados a partir de uvas com botrytis, um fungo que modifica as videiras, as chamadas “uvas cinzentas”, podem durar até 20 anos.

Vinho tinto: 1 a 7 anos

Dentre os vinhos comuns, o vinho tinto é o que pode durar mais tempo armazenado. A grande concentração de antioxidantes presente nos tintos faz com que ele permaneça mais agradável e “sadio” por até 7 anos, salvo os casos de vinhos tinto Premium, de safras de cultivo especial e fabricado em processos mais tecnológicos e elevados.

Vinho tem data de validade? A resposta é sim!

Assim como em todas as embalagens de produtos que consumimos, no rótulo do vinho é possível encontrar impressa a data de fabricação e envasamento da bebida. A partir daí, é possível estabelecer logicamente um prazo para que este seja consumido, sem que seu sabor seja comprometido.

O ideal, portanto, é comprar vinhos que serão consumidos em um curto espaço de tempo, ou seja, num período em que você possa desfrutar integralmente de tudo o que essa bebida tem de melhor a oferecer.

Se o vinho tem prazo de validade, manter o vinho fechado estraga?

Infelizmente, deixar um vinho fechado parado por muito tempo, pode, sim, fazer com que ele se perca, afirmando o fato de que o vinho tem validade. Uma forma bastante simples de entender o processo que ocorre no interior das garrafas e comparar um vinho envelhecido com um sabor conhecido de muitas pessoas, é dizendo que o vinho fechado estraga ao ponto de seu sabor se tornar semelhante ao vinagre. E ninguém gostaria de se servir de uma taça de vinagre, não é mesmo?!

Então, de fato o vinho vence?

De forma expressiva e clara, não podemos afirmar que o vinho tem data de validade expressa nos rótulos, mas podemos afirmar que, sim, o vinho tem prazo de validade. Apesar de alguns rótulos apresentarem a informação de que são válidos por tempo indeterminado,  eles possuem a informação conhecida como tempo de guarda, uma orientação sobre quanto tempo o vinho deve permanecer guardado apto para consumo. Então, o vinho vence? Sim, mesmo sem informações na garrafa de vinho de prazo de validade.

Como armazenar o meu vinho para preservar sua qualidade já que o vinho tem validade?

Independente do tempo em que você pretenda armazenar o seu vinho, se por anos ou até dias, é importante ter um cuidado especial com a forma de armazená-lo. Organize suas garrafas em um local seco, fresco e arejado, longe da luz solar e de qualquer fonte de calor. E, uma dica extra para quem puder,  vale a pena investir em um recipiente próprio para o armazenamento das garrafas, como malas de vinho, elas mantêm as garrafas seguras, sem o risco de quebra.

Vinho tem validade? Não como os demais produtos, mas é preciso atenção

Agora que você já sabe que o vinho tem validade diferenciada dos demais produtos, esteja sempre atento ao tempo que seu vinho está armazenado, e como está sua aparência, sabor e aroma na hora de consumir. Caso esteja com cor semelhante à ferrugem e com cheiro desagradável, ácido e forte, o ideal é descartá-lo. Não arrisque ingerir a bebida caso não encontre informações na garrafa de vinho de prazo de validade. Caso tenha dúvidas se ele está realmente pronto para isso, pois essa atitude pode causar problemas desagradáveis em sua saúde. Compartilhe com seus amigos essas informações para que todos saibam exatamente quais cuidados tomar em relação ao prazo de validade dos vinhos.

Equipe L'art du Vin

Voltar ao topo