Vinho faz bem ou vinho faz mal?

Quando o assunto são bebidas clássicas, o vinho está sempre no topo da lista. Além de ser uma bebida saborosa, o vinho possui diversas variações e agrada o paladar de milhares de pessoas. Ele possui propriedades excelentes e acompanha muito bem vários pratos da gastronomia nacional e internacional. Porém existem muitos mitos e verdades acerca do vinho, as quais muita gente não sabe diferenciar. Um deles – e talvez a dúvida mais comum – é: beber vinho faz bem ou vinho faz mal à saúde? Afinal, vinho faz bem ou vinho faz mal? Quais são os efeitos do vinho no corpo? Essas e outras dúvidas queremos esclarecer ao longo do artigo, para que você possa compartilhar esses saberes com amigos que também não abrem mão de apreciar uma bela taça de vinho ao longo do dia.

O que torna o vinho uma bebida tão especial?

Existem muitas bebidas que se tornaram especiais no decorrer da história, algumas com teor alcoólico mais elevado, outras mais leves, mas dentre as bebidas que contém fermentação, o vinho, sem dúvidas, é a mais especial. Seu valor histórico e cultural a elevaram em um patamar único, de elegância e muita classe. Além disso, o vinho carrega consigo todo o valor do local onde é produzido, fazendo com que diversas regiões se tornem conhecidas e tenham sua origem valorizada e objeto de admiração dos apreciadores do vinho.

No Brasil, a produção de vinhos cresce a cada dia. A maior parte dos produtores estão concentrados no sul do país, onde o clima é mais frio e onde a maioria das espécies de uvas se adaptam melhor. Essa produção é dominada, majoritariamente, por famílias de pequenos produtores da área rural, que prestam seus serviços e fornecem matéria-prima à indústria local, responsável por produzir outras bebidas e alimentos além dos vinhos.

É através dessas indústrias e dos pequenos produtores que a economia local vai girando, se movimentando, e a região vai se desenvolvendo e se tornando capaz de aumentar a qualidade e a tecnologia com a qual trabalham.

A importância da valorização dos vinhos nacionais

Por isso é tão importante que haja um aumento da valorização do produto nacional. A indústria produtora de vinhos no Brasil está crescendo e se tornando uma das melhores do mundo. Existem, inclusive, vinhos nacionais donos de premiações muito importantes e outros na lista dos melhores vinhos produzidos no mundo todo.

Quando consumimos produtos de origem nacional, estamos contribuindo com a valorização e o enriquecimento dos nossos produtos e do nosso povo.

Vinho faz bem ou vinho faz mal para saúde? Tomar vinho faz bem?

Vinho faz bem ou faz mal?
Vinho faz bem ou faz mal?

Na sua opinião, vinho faz bem ou vinho faz mal? Seja de origem nacional ou internacional, muitas pessoas se perguntam se vinho faz bem ou vinho faz mal e o que ele é capaz de fazer no organismo humano.

É importante salientar que, assim como qualquer outra bebida, o que fará a diferença entre fazer bem ou mal será sempre a quantidade. Já diziam os antigos que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, não é mesmo?! Podemos aplicar esse antigo ditado popular ao consumo de vinhos.

Mas, para todos os efeitos e de maneira geral, podemos afirmar que beber vinho faz bem à saúde. A dose mais recomendada pelos profissionais da saúde é uma ou duas doses, no máximo, de preferência acompanhada de refeições, para que se reduza o efeito do álcool no organismo. Quando ingeridos dessa forma, o vinho traz diversos benefícios para a saúde.

Efeitos do vinho no corpo: Aumento da salivação

O vinho é uma bebida com teor de acidez bastante considerável. Essa acidez é responsável por aumentar a salivação e liberar em nosso organismo o que chamamos de suco gástrico. Sabe aquela queimação que você sente no estômago ao ingerir determinados alimentos, ou a dificuldade no momento da digestão, sentindo como se a comida estivesse “pesada” em sua barriga? Isso acontece pela falta de acidez, e o vinho pode ajudar a trazer esse equilíbrio para o seu organismo.

Efeito antisséptico

Para dar início aos fatos de que o vinho faz bem pra saúde, vamos explicar um pouco da forma como ele age em nosso corpo. Em nosso organismo, existe uma infinidade de microorganismos chamados de patogênicos, ou seja, os maiores causadores de doenças conhecidos pela ciência. Eles agem de forma traiçoeira, causando diversos problemas de saúde, desde resfriados comuns até problemas mais complexos. O vinho faz bem nesse sentido, pois inibe de forma bastante eficiente o surgimento e desenvolvimento desses microorganismos. Dessa forma, a chance de um apreciador de vinhos desenvolver uma intoxicação alimentar, por exemplo, também é muito menor, pois eles também são os maiores responsáveis por esse transtorno tão incômodo.

Previne a diabetes

Caso você ainda esteja em dúvidas se vinho faz bem ou vinho faz mal, saiba que essa bebida tão especial também ajuda a prevenir a tão temida diabetes. Um dos componentes encontrados nos vinhos tintos ajudam a criar um efeito bastante positivo no sangue: diminui consideravelmente os níveis de glicose e aumenta os níveis de insulina, substância ausente no organismo dos portadores de diabetes. São os polifenóis os responsáveis por amenizar esse efeito e fazer com que o vinho se torne um amigo do coração.

Diminui a propensão para o Alzheimer e depressão

Estudos realizados com cerca de 5 mil pessoas apontam que, dentre as que consumiram uma quantidade moderada de vinho tinto diariamente, a propensão para a depressão era muito menor quando comparada às que não tinham o hábito de consumir a bebida. Isso acontece porque um dos efeitos do vinho no corpo e no organismo, é a liberação dos “hormônios da felicidade”, os mesmos liberados quando realizamos exercícios físicos, endorfina, dopamina e serotonina. Outro estudo apontou que os efeitos antiinflamatórios e antioxidantes do vinho também auxiliam na diminuição da capacidade da memória, combatendo doenças como Alzheimer, uma das mais agressivas dentre as degenerativas do sistema neurológico.

Vinho ajuda em doenças?
Vinho ajuda em doenças?

Vinho faz bem ou vinho faz mal: beba com moderação e se beneficie todos os dias

Se você também tinha dúvidas se vinho faz bem ou vinho faz mal, agora você já sabe que o importante é beber de forma moderada, sem exageros, e sempre cuidando da saúde em todos os aspectos. Ao dar início à prática de ingerir uma pequena dose de vinho todos os dias, você irá sentir os efeitos positivos rapidamente, de dentro para fora, e se perguntará porque não deu início a esse hábito antes. Beba com moderação e seja mais saudável e mais feliz.

Equipe L'art du Vin

Voltar ao topo