Quais os tipos de vinho do Porto, preço e características

O vinho do Porto é uma bebida que chama muito atenção dos enólogos, haja vista que ele detém algumas características bem distintas de outros tipos.

Produzido na Região Demarcada do Douro, o vinho do Porto com certeza é um dos mais conhecidos por todo mundo, também o mais apreciado.

Douro, região do vinho do Porto
Douro, região do vinho do Porto

A sua diversidade é uma das razões pelas quais ele é tão adorado. Mesmo porque eles podem apresentar diferenças na intensidade de sabor, aroma, teor alcoólico, doçura e até na cor.

No entanto, ao falar desse assunto, muitas pessoas já se perguntam sobre o vinho do Porto preço. No entanto, há várias outras coisas a se levar em consideração.

Falaremos com mais detalhes tudo o que você deve saber sobre o vinho do Porto. Confira!

Quais são as características do vinho do Porto?

O vinho do Porto é bem diferente dos tradicionais, é mais fortificado e detém maior teor alcoólico, entre 19% e 22%, sendo que a média dos vinhos comuns é de 14%.

E isso acontece devido ao processo de fermentação do vinho do Porto, o qual é preciso interromper para adicionar uma aguardente vínica.

Inclusive, é por essa razão que ele costuma ser mais doce e forte. Essas características fazem com que o vinho do Porto preço seja diferente também.

Em relação à cor, o vinho tinto pode variar entre os tons de alourado-claro, tinto, branco-palha, branco-dourado ou pálido.

Mas, no que diz respeito a sua doçura, o vinho do tinto pode ser muito doce, doce, meioseco ou extrasseco.

Quais são os tipos de vinho do Porto?

Para saber o vinho do Porto preço, é necessário levar em consideração o tipo.

O vinho do Porto é uma bebida bem elegante e versátil, a qual todas as pessoas deveriam ter em sua adega.

Afinal de contas, ele é excelente para situações bem distintas, desde as mais especiais até as mais rotineiras.

Mas, para aqueles que não conhecem muito do universo do vinho, podem ficar confusos a respeito do vinho do Porto preço e o tipo mais adequado.

Para facilitar, abaixo falaremos sobre os tipos de vinho do Porto e suas características.

Vinicola de vinho do Porto
Vinicola de vinho do Porto

Ruby

O Ruby é um vinho do porto que tem um sabor um pouco mais intenso e doce, já que é a característica presente nas uvas que se usam no processo de produção.

Além disso, o vinho Ruby tem a cor vermelha escura, sendo que o seu processo de envelhecimento é feito em barris, por cerca de dois a três anos.

Tawny

O processo de produção utiliza o mesmo tipo de vinho do Ruby, mas a diferença é que o vinho do Porto Tawny passa por um período maior de envelhecimento.

Assim que ele passa por esse processo de envelhecimento, deve-se transferir para tonéis menores, a fim de fazer com que eles possam ter mais contato com o ar e madeira.

É por essa razão que o vinho fica com um vermelho mais claro, sendo que seu aroma e sabor remete às características do carvalho.

Inclusive, há alguns tipos de Twanys envelhecidos que passam de 10 a 40 anos envelhecendo nos tonéis. Por isso, o vinho do Porto preço é maior.

Branco

Esse vinho é feito com uvas brancas, ao invés de tintas. Nesse caso, as características do vinho do Porto branco são bem frutadas e jovens.

O seu processo de envelhecimento é mais breve, mas é feito em tanques e, em seguida, engarrafado para comercialização.

No entanto, há os que são mais valorizados, que acabam passando por barricas de carvalho.

Reserva

O vinho do Porto Reserva é um tipo em que a sua produção tem uma safra mais selecionada e de maior qualidade.

Em vista disso, o Reserva pode ser tanto do tipo tinto ou branco. Apenas o produtor responsável é quem irá definir o processo de envelhecimento, mas ele deve ser maior que sete anos em barril.

Vintage

De todos, esse é o tipo mais nobre de vinho do Porto. Em suma, trata-se de vinhos especiais, produzidos por meio de safras de alta qualidade.

Por consequência, o vinho do Porto preço também costuma ser mais elevado, mas com certeza vale muito a pena.

Todas as safras são dos melhores anos e pelas melhores vinícolas. Além disso, o vinho passa por um período de envelhecimento em barril por dois anos.

Em seguida, passa por um outro processo de envelhecimento, mas na garrafa. É daí que surge a sua principal característica, que é um sabor intenso, com muito tanino e aromas florais.

Estilos de vinho do Porto
Gráfico retirado do site Observador

Quais são as maiores marcas de vinho do Porto?

O mercado de vinho do Porto é recheado de boas alternativas. Mas, se você quer consumir apenas das melhores marcas, são as seguintes:

Cálem

A Cálem é uma das produtoras mais tradicionais de vinho do Porto, a qual foi fundada no ano de 1859. A cava é a responsável pela sua produção do Vinho do Porto Velhotes, com início em 1934.

Todos os vinhos passam por controle de qualidade bem rigoroso, sendo que o seu processo de produção é o mesmo desde o início.

O vinho Velhotes branco, por exemplo, é envelhecido em tanques de carvalho e inox, a fim de que se mantenha fresco e frutado.

Isso resulta em um vinho de cor palha clara, mas com algumas notas de frutas tropicais e um aroma floral bem rico.

No paladar, o vinho tem um gosto macio e encorpado. Fora isso, como ele é leve e fresco, torna-se ideal para os dias e noites mais quentes.

Taylor’s

Taylors: uma das mais famosas vinícolas produtoras de vinho do Porto
Taylors: uma das mais famosas vinícolas produtoras de vinho do Porto

A Taylors é uma das mais antigas produtoras de vinho, haja vista que a sua história remete ao ano de 1692.

Devido a sua trajetória, o vinho do Porto preço também tem um valor mais elevado, já que são muito mais finos.

Em relação ao seu processo de envelhecimento, ele é feito tanto em barris quanto em garrafas.

No que tange às suas características, ele é bem leve e versátil, mas harmoniza muito bem com amêndoas, chocolates, frutas silvestre e queijos mais intensos.

Agora, no paladar, ele tem um sabor frutado, com notas de madeira. Isso acontece por conta do seu tempo em barris de carvalho, que é de 3 anos.

Valdouro

O vinho do Porto Valdouro se sobressai devido ao fato de apresentar um toque bem amadeirado no paladar, mas suave.

No entanto, o sabor ainda remete algumas nuances frutadas, fazendo com que ele harmonize muito bem com frutas secas, silvestres e queijos.

Qual é o preço do vinho do Porto?

No que diz respeito ao vinho do Porto preço, saiba que isso é muito relativo, uma vez que pode variar de acordo com uma série de fatores, como a marca, tipo de vinho, safra etc.

Então, o vinho do Porto preço varia de R$100,00 até R$500,00 ou até mais caro, a depender do tipo e de safra.

Equipe L'art du Vin

Voltar ao topo