Vinho aberto dura quanto tempo?

Abrir uma garrafa de vinho é um ato de amor: amor-próprio, em um momento de relaxamento e descanso, amor pelos convidados, em um jantar especial, amor por alguém da família, em um momento ordinário, na rotina do dia a dia. O vinho tem o poder de unir e traz diversos benefícios consigo. Porém, existe uma dúvida que permeia a mente da grande maioria dos consumidores de vinho: vinho aberto dura quanto tempo? Vinho aberto estraga? Como conservar vinho aberto?

Queremos esclarecer essa dúvida e trazer ainda mais conhecimento a respeito dessa bebida tão especial para você ao longo deste artigo.

Vinho: a arte da apreciação

Beber um bom vinho vai muito além de abrir uma garrafa e ingerir a bebida. O vinho exige de seu consumidor algo a mais: exige concentração, calma, apreciação. É uma bebida que carrega consigo uma tradição, uma história que foi construída ao longo dos anos e que foi depositada cuidadosamente em cada garrafa. Beber um vinho exige atenção e refinamento no paladar, para identificar as notas presentes em sua composição, a quais outros sabores ele se assemelha, a que cheiro ele remete, e quais são as harmonizações possíveis com o vinho em questão.

O vinho é um excelente acompanhamento para refeições especiais, e quando acompanhados do preparo correto, o melhor é extraído de ambos. Combinar vinhos intensos com pratos de sabor mais marcante certamente é uma escolha assertiva, assim como pratos mais cítricos e com acidez acentuada.

Como me tornar expert em harmonização de vinhos

Para acertar nas combinações de pratos e vinhos, nada como a experimentação e a prática. Se você é um amador de bons vinhos, experimente combiná-los com seus pratos favoritos, e veja quais deles formam duplas de qualidade. Outra forma de se tornar bom na arte de harmonizar vinhos e pratos, é buscar conhecimento em fontes confiáveis e embasadas por quem entende do assunto: sites, livros, vídeos e muito mais.

E se você ainda não sabe exatamente como responder à pergunta: “Vinho aberto dura quanto tempo?” e não sabe o que fazer para não precisar se desfazer do conteúdo daquela garrafa que já está aberta a alguns dias, a dica é procurar por receitas cujo vinho seja um dos ingredientes.

O que a medicina diz a respeito do consumo do vinho

O vinho é uma bebida completa e aguça diversos sentidos: ele possui cor, cheiro, sabor, e toda sua elegância e tradição o tornam ainda mais especial. Alguns especialistas até o consideram um aliado da boa saúde do coração. Embora a afirmação divida opiniões, não podemos negar que um bom vinho, quando tomado de forma moderada, é sempre muito bem-vindo.

Ao longo dos anos, a medicina vem se dedicando de forma intensa a estudos que comprovam a eficácia do vinho no combate a doenças e quais são os principais componentes da bebida que a tornam um verdadeiro e bom remédio.

Boa parte desses estudos apontaram os polifenóis como os responsáveis por agir no corpo humano como excelentes antibióticos e antioxidantes. Dentre os principais polifenóis presentes na bebida, está o resveratrol, poderoso combatente de doenças cardíacas e quaisquer outros problemas que venham sobrecarregar o coração.

De fato, o vinho é um bom amigo da saúde, quando consumido de forma moderada e consciente. Os médicos indicam como sendo o consumo ideal uma ou duas taças ao longo do dia, preferencialmente durante as refeições. Para conhecer mais detalhes dos efeitos positivos do vinho em sua saúde, consulte um médico de sua confiança. E quando você souber que o vinho aberto dura quanto tempo, verá que o consumo recomendado pelos médicos é o ideal para evitar a perda de sua garrafa de vinho após aberta.

Vinho aberto dura quanto tempo?

Se duas taças xícaras por dia é o ideal, de acordo com a medicina, será que vale a pena abrir uma garrafa grande de vinho? Será que é possível acabar com o conteúdo dela antes que o vinho perca a qualidade ou a validade? Vinho aberto dura quanto tempo?

Vamos aos fatos e à resposta da pergunta mais frequente em relação à bebida: vinho aberto dura quanto tempo? Um vinho não pode permanecer aberto por um longo período. O ideal é que o vinho seja consumido completamente em, no máximo, 5 dias.

O vinho, quando em contato com o oxigênio, perde gradativamente o que tem de melhor: o sabor e o aroma. Você pode estar se perguntando, porém, porque muitas pessoas agitam o vinho assim que colocado na taça  de cristal, fazendo com que o líquido se misture com o ar do ambiente.

Neste primeiro momento, o ar trabalha como um amigo do vinho, fazendo com que ele “se abra” e seu aroma se torne ainda mais agradável ao olfato. Porém, o que acontece em seguida é que o ar passa a atuar como um inimigo, e isso explica o motivo pelo qual um vinho não se mantém agradável depois de muitos dias aberto. O ar, em contato com as propriedades do vinho, inicia o processo de oxidação, e aí o sabor e tudo o que há de melhor na bebida acaba se perdendo, de forma irreversível, e o vinho aberto estraga, tornando-se impróprio para o consumo.

Vinho aberto dura quanto tempo: veja como conservar o vinho!

Se você tinha dúvidas como: vinho aberto dura quanto tempo, ou se o vinho aberto estraga, agora já sabe que a resposta é sim. Porém, a boa notícia é que existe uma forma de desacelerar esse processo, torná-lo mais lento e poder aproveitar seu vinho aberto por um pouco mais de tempo.

Feche a garrafa com a rolha

Vinho aberto dura quanto tempo? Seguindo essa dica, você poderá aproveitá-lo por mais alguns dias. Depois de abrir o seu vinho e apreciar uma ou duas taças, coloque a rolha de volta para fechar a garrafa. Pode parecer uma solução bastante óbvia, mas não é à toa que o vinho é engarrafado e protegido por este pequeno objeto de madeira. A rolha impede que o ar entre em contato com a bebida, evitando que a oxidação aconteça de forma mais acelerada.

Vinho aberto dura quanto tempo
Vinho aberto dura quanto tempo?

Guarde seu vinho na geladeira

Sabendo quanto tempo dura um vinho aberto, o mais correto a se fazer é usar todas as estratégias possíveis para mantê-lo saboroso por mais dias. Sempre que estiver satisfeito com a degustação do seu vinho, coloque-o bem fechado na geladeira, preferencialmente com a garrafa em pé.

A baixa temperatura proporcionada pela geladeira desacelera o processo químico responsável por extinguir o bom sabor e aroma do vinho. E, quando em pé, a quantidade de ar na garrafa torna-se ainda menor, diminuindo ainda mais a velocidade da oxidação.

Retire o ar da garrafa

Esta é uma dica bastante valiosa e deve ser guardada com atenção por quem realmente quer prolongar a vida de seu vinho depois de aberto. Existem hoje no mercado pequenos dispositivos que retiram o ar contido nas garrafas de vinho, permitindo que elas sejam fechadas a vácuo. Isso mesmo! Sua resposta para a pergunta “depois de aberto quanto tempo dura o vinho” nunca mais será a mesma depois que você obtiver essa máquina valiosa.

Este dispositivo retira da garrafa quase 80% do ar contido nela, fazendo com que o vinho dure até 7 dias conservado na geladeira. Então se o vinho faz parte de sua rotina, vale a pena investir em um extrator de ar para suas garrafas.

Vinho aberto dura quanto tempo: segredos para prolongar a qualidade do seu vinho

Poder apreciar um bom vinho com todas as qualidades que ele possui não é mais segredo. Com as dicas compartilhadas aqui neste artigo você poderá fazer com que seus amigos queiram conhecer seus truques. E quando lhe perguntarem: “um vinho aberto dura quanto tempo?” Você já sabe onde encontrar todas as respostas que precisa.

Equipe L'art du Vin

Voltar ao topo